29 março 2014

História ao vivo. Na Biblioteca Sophia, segunda-feira (31) pelas 21:30.

Segunda-feira (31), pelas 21:30, no Auditório da Biblioteca Sophia, o início do ciclo “Testemunhos Diretos” que, ao longo do ano, vem trazer a Loulé e Quarteira, militares com intervenção direta e operacional na Revolução de Abril. Uns conhecidos, outros que poucos conhecem. É o caso do cabo algarvio Militão dos Santos que integrou a primeira coluna do Regimento de Cavalaria 7 enviada para deter as forças de Salgueiro Maia, no Terreiro do Paço, e que se passou, quase de imediato, para o lado da Revolução. Ele vai estar presente na Biblioteca Sophia e falar do que viveu e da sua opção. Portanto, história ao vivo.

Presente também o jornalista emérito Adelino Gomes e o fotojornalista Alfredo Cunha que registou os momentos dramáticos da saga do Terreiro do Paço. Na ocasião, os dois grandes repórteres apresentam o álbum “Os Rapazes dos Tanques”, há poucos dias lançado em sessão pública no átrio do Torreão Poente do Terreiro do Paço. Livro ainda fresco com introdução e 32 entrevistas de Adelino Gomes e fotografias de Alfredo Cunha (Porto Editora).

O tema do álbum, como o título indica, circunscreve-se ao frente-a-frente no centro de Lisboa entre colunas da Arma de Cavalaria do Exército. Os entrevistados são elementos do quadro militar e milicianos directamente envolvidos no confronto: oficiais, sargentos, praças , instruendos e cadetes (com duas excepções: o “civil” Fernando Brito e Cunha e a Natércia Maia, representando, de algum modo, as mulheres dos conspiradores). Contam a respectiva história no terreno e respondem a um pequeno inquérito, através do qual ficamos a saber o percurso pessoal de vida de cada um deles e a forma como olham para Portugal, hoje.

A novidade maior é que Adelino Gomes dá voz (pela primeira vez) a cabos e soldados que se encontravam nos blindados enviados para esmagar a revolução, entre os quais se encontra o mítico cabo apontador que não obedeceu á ordem do brigadeiro Junqueira dos Reis para fazer fogo sobre Salgueiro Maia. Muito do que não consta no álbum vai ser dito em testemunho direto, na Biblioteca Sophia.