10 abril 2014

Arranque da iniciativa cívica "Peço a Palavra!". Com todas as Escolas porque são estas os principais centros de cidadania de hoje para amanhã.

Tem início amanhã de manhã, talvez a maior iniciativa de cidadania da Comissão Concelhia, com a cooperação e colaboração de todas as escolas do Concelho e os apoios do Círculo Teixeira Gomes - Associação Pelo Algarve e de todos os Deputados eleitos pelo Algarve (todos, sublinhe-se).

Tudo começa com os alunos do Colégio Internacional de Vilamoura, depois do adiamento de outras duas escolas por força dos respetivos calendários escolares alterados de urgência. É a iniciativa "PEÇO A PALAVRA".

Os alunos do 11.º e do 12.º anos, partem para assistência ao plenário da Assembleia da República (amanhã, os do Colégio Internacional de Vilamoura surpreendem uma interpelação ao Governo), almoçam na cantina parlamentar com os deputados que encontrarem ao acaso ( algum pode ter na frente desde o deputado desconhecido ao mais conhecido e ativo, desde o mais coerente ao que não se sabe, desde o algarvio ao minhoto...) . Na parte da tarde, acompanhados pelo militar de Abril Aniceto Afonso, reconhecido historiador, fazem o percurso de Salgueiro Maia desde o Terreiro do Paço ao Largo do Carmo. E cada um deles, depois, refletidamente, redigirá uma página com o "discurso imaginário" que fariam no parlamento destinado ao concurso concelhio "Peço a Palavra". Não é hora de referir prémios mas acrescentamos, são apetitosos (de que maneira!) mas a custo zero para o erário. Tudo será aqui descrito com frontalidade, transparência e seriedade. Então, para os alunos estreantes da iniciativa, Boa Viagem e venham mais cinco, vamos para a rua zarpar. E já agora, Obrigado aos Deputados eleitos do Algarve pelo vosso consenso e Obrigado ao Círculo Teixeira Gomes - Associação Pelo Algarve.