11 maio 2014

Pedida cooperação da Fundação Mário Soares com as duas fundações de Loulé: Fundação Manuel Viegas Guerreiro e Fundação António Aleixo

Mário Soares anuiu ao pedido de cooperação da Fundação a que dá nome, com as duas instituições fundacionais existentes em Loulé - a Fundação António Aleixo com o principal centro operativo em Quarteira e a Fundação Manuel Viegas Guerreiro, com sede em Querença, a 14 Kms de Loulé, num cenário serrano de inexcedível beleza. O pedido foi apresentado pelo presidente da Comissão Concelhia no final da sessão em que o ex-Chefe de Estado deu o seu "Grande Testemunho" sobre a Democracia, Portugal e a Europa. Mário Soares deu nota positiva ao pedido de cooperação com as duas fundações louletanas. A Fundação Mário Soares desenvolve um notável trabalho cívico e cultural, de que em boa parte o Concelho de Loulé, designadamente Escolas e Biblioteca poderão beneficiar. Logo que possível, a Comissão Concelhia vai reunir com os responsáveis da Fundação António Aleixo e da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, ambas membros da estrutura cívica, com a finalidade de serem traçados os procedimentos que a cooperação vai implicar.

Apresentada por Rebeca Martins, a sessão inaugural do ciclo com os ex-Presidentes da República (o general Ramalho Eanes, virá a Loulé no próximo dia 6 de junho), tal como se esperava, teve como ponto alto a intervenção de Mário Soares que foi apresentado pela Diretora da Escola Laura Ayres, dr.ª Conceição Bernardes. Antes de Mário Soares, um dos mais jovens alunos da Escola Duarte Pacheco,André Alagoinha Francisco leu uma mensagem por si redigida. Outro jovem, Milton Mateush (do 12.º ano da Escola Laura Ayres, e nascido na Rússia) encerrou a sessão. No início, o Coro Infantil de Loulé cantou o Hino Nacional, seguindo-se breve mensagem do vice-presidente da Câmara, Dr. Hugo Nunes e uma video-mensagem do Presidente, Vítor Aleixo, ausente no estrangeiro. Boa surpresa também desta sessão foi a voz encantatória de Luís Galrito que executou a canção de José Afonso, "Venham Mais Cinco", deixando pública prova de mais um valor que Quarteira dá ao Concelho e à Região. Ouviremos falar muito de Luís Galrito.