08 outubro 2014

Dos seis ex-Presidentes de Câmara, três presenças confirmadas, duas ausências por razões de saúde e uma recusa por "razões pessoais"

Não muito, mas corre aqui e ali nas cidades do Concelho que, para a sessão com os ex-presidentes da Câmara (próximo sábado, dia 11, 21:30, no Cine-Teatro Louletano), houve exclusão de nomes. Não é verdade.

Admite-se que essa ideia decorra por apenas três fotografias surgirem nos outdoors e folhetos de divulgação, as quais se reportam aos presidentes que podem estar presentes e confirmaram a aceitação do convite que lhes foi dirigido em iguais termos para todos (nesta página da Comissão Concelhia publicaremos oportunamente, a parte útil dos ofícios de convite). Não é verdade que tenha havido qualquer exclusão, e a Comissão Concelhia é a primeira a lamentar que, por diferentes motivos, todos os convidados (seis) não possam estar presentes na sessão.

A sessão Grandes Testemunhos, tal como aconteceu com cada um dos três Presidentes da República que nos deram a honra de vir a Loulé, destina-se a ser uma celebração da Democracia e, no caso do próximo sábado, celebração do Poder Local eletivo, além da exposição das vivências democráticas dos intervenientes, lições do passado e perspetivas no futuro. Os aceitantes concordaram com a Comissão Concelhia que não havia lugar, nem se justificava nesta sessão, auto-avaliações de mandatos ou dos mandatos alheios, e muito menos interferências na vida autárquica. A perspetiva é, e será a rigor, a da Cidadania participativa.

Para tanto, foram convidados todos os que exerceram mandatos como Presidentes da Câmara Municipal de Loulé, e que, felizmente, temos entre nós. Os convites foram endereçados, sem exceção, em função dos mandatos exercidos no passado, incluindo um ex-Presidente que poderia dar público testemunho histórico do período antes do 25 de Abril, e que seria de ouvir, tanto que, já em pleno período democrático viria a ser eleito como Vereador com pelouro atribuído.

Designadamente, após atempados contactos informais e sem compromissos, desenvolvidos desde março, em que, de modo geral, não houve recusas expressas, os ofícios formais de convite seguiram, em setembro, nos mesmos termos para todos à exceção de um caso, designadamente:
  1. António Lopes Serra (mandato 1969-1972) - contacto indireto devido à sua grave situação
  2. João Barros Madeira (mandato 1974-1975)
  3. José Mendes Bota (mandato 1983-1985)
  4. Joaquim Vairinhos (mandato 1990-1999)
  5. Vítor Aleixo (mandato 1999-2002)
  6. Seruca Emídio (mandato 2002-2013)
Por invocadas e comprovadas razões de saúde, António Lopes Serra e João Barros Madeira, infelizmente, não poderão comparecer.

Por sua vez, Seruca Emídio autorizou-nos expressamente apenas a explicar publicamente que "o convite foi declinado por razões de ordem estritamente pessoal".