15 outubro 2014

Gastão Cruz na Biblioteca Sophia (Loulé), dia 21, terça, pelas 21:30

Gastão Cruz é apresentado em Loulé (Biblioteca Sophia)
pelo prof. doutor João Minhoto Marques (UALG) 
Discursos Diretos com o Poeta Gastão Cruz, dia 21 de outubro (terça), pelas 21:30, no Auditório da Biblioteca Sophia. Título da conferência: "Porque escrevi o primeiro livro, porque escrevi o último e porque escreverei o próximo”. Nome cimeiro da poesia contemporânea portuguesa, Gastão Cruz é mais um grande autor que vem a Loulé, e será apresentado pelo Prof. Doutor João Minhoto Marques. Antes da sessão da noite, Gastão Cruz está, pelas 16:00,  na Escola Secundária de Loulé, no âmbito da iniciativa através da qual a biblioteca pública estabelece pontes com as escolas do Concelho. Nesta escola, o grande poeta é apresentado pela Dr.ª Arlete Santos.

Autor de uma obra muito diversa, são de Gastão Cruz, entre outros, os seguintes títulos: A Morte Percutiva; A Poesia Portuguesa Hoje (1973); Campânula (1978); Orgão de Luzes; Transe (1960-1990); As Pedras Negras (1995); Poesia Reunida (1999); Crateras (2000), obras que recebeu o Prémio D. Dinis.

Gastão Cruz nasceu em Faro, em 1941. Poeta e crítico literário, formou-se em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa. Foi professor do ensino secundário e, entre 1980 e 1986, leitor de Português no King’s College, em Londres.

Como poeta, o seu nome aparece inicialmente ligado à publicação colectiva Poesia 61. Como crítico literário, colaborou em vários jornais e revistas ao longo dos anos sessenta. Essa colaboração foi reunida em volume, com o título A Poesia Portuguesa Hoje, livro que permanece hoje como uma referência para o estudo da poesia portuguesa da década de sessenta.

Ligado também à actividade teatral, Gastão Cruz foi um  fundadores do Grupo de Teatro Hoje (1976-1977), para o qual encenou peças de Crommelynck, Strindberg, Camus, Tchekov ou uma adaptação sua de Uma Abelha na Chuva (1977), de Carlos de Oliveira. Algumas delas foram, pela primeira vez, traduzidas para português pelo poeta. Foi igualmente um dos fundadores do Grupo de Teatro de Letras, em 1965.

O percurso literário de Gastão Cruz inclui a tradução de nomes como William Blake, Jean Cocteau, Jude Stéfan e Shakespeare. As Doze Canções de Blake que traduziu fazem, aliás, parte da sua bibliografia poética.

A sua obra Rua de Portugal recebeu o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, em 2004. Em 2009, A Moeda do Tempo mereceu o Prémio Correntes d'Escritas.