01 dezembro 2014

Adeus, Grandes Testemunhos. Afinal, Loulé deu ao País, não 16 mas 19 deputados

Desde 1975 até 2014, foram 19 os Deputados Louletanos ou assumidamente de Loulé. Na sexta e última sessão de Grandes Testemunhos, dedicada à Democracia Representativa, foram convocados ao palco do Cine-Teatro da Cidade, os Louletanos que exerceram mandatos na Assembleia da República. A sessão, apresentata por Rebeca Martins, abriu com duas notas de juventude: os cultores de Rap David Piedade e Mascote, e o jovem Aluno António Miguel Martins com uma mensagem, vindo de Salir.

Na intervenção inicial de fundo, usou da palavra o Dr. Vítor Neto, Presidente do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, seguindo-se um debate em painel conduzido pela antiga Jornalista Ivone Ferreira,  com os setedeputados presentes (Álvaro Viegas, Hugo Nunes, Isilda Martins, João Cravinho, João Moz Carrapa, Joaquim Vairinhos e José Mendes Bota) e intervenções-vídeo de outros cinco deputados (Guilheme d’Oliveira Martins, Cristóvão Norte, João Barros Madeira, Joaquim Romero Magalhães e Mário Patinha Antão). Por ocorrência grave de última hora, o deputado Nuno Ramos não esteve presente. Também faltou a deputada Jamila Madeira, cuja presença chegou a ser aguardada. Também ausente esteve Luís Filipe Madeira, veterana e carismática figura da vida parlamentar, que enviou uma mensagem à Comissão Concelhia referindo exatamente: “lamento informar que não poderei estar presente”. Igualmente ausente o Louletano que foi igualmente parlamentar, embora por breve período, Aníbal Cavaco Silva, por invocadas razões de agenda que terão impossibilitado também uma solicitada mensagem-vídeo.

O outrora também deputado Manuel Gomes Guerreiro, falecido, foi evocado em homenagem, no final da sessão, tendo sido destacadas as suas qualidade de humanista, sábio e probo..

A Comissão Concelhia cometeu uma omissão, do que se penitencia. Na verdade, não foi considerado o facto do Louletano Mateus de Brito ter exercido mandato na V Legislatura, não tendo sido convidado como se devia. Também no mesmo dia da sessão (28) iniciou atividade parlamentar outro Louletano – Bruno Inácio, facto que aqui se refere para devido registo, mas que não constou no programa porque o informação não chegou à Comissão Concelhia em tempo útil.

Uma síntese do debate foi proposto à assistência pela Diretora do Colégio Internacional de Vilamoura, Cidália Ferreira Bicho, e a sessão (integralmente gravada para memória futura) encerrou com uma intervenção do Prof. Doutor Adriano Pimpão, na sua qualidade de Presidente da Assembleia Intermunicipal do Algarve.

Para registo, publica-se a lista dos 19 Deputados que, independentemente do círculo de eleição e duração de exercício de mandato ou a que título, Loulé deu ao País. Entre parênteses são indicadas as legislaturas em que participaram como ativos:

1.      Luís Filipe Madeira - ausente (Constituinte, Intercalar, I, II, IV, V, VI, VII, e PE-1987)
2.      João Moz Carrapa - presente (Constituinte)
3.      Joaquim Romero Magalhães - vídeo (Constituinte, por Coimbra))
4.      Cristóvão Norte - vídeo (Constituinte, Intercalar, I, II, III, IV, V)
5.      Aníbal Cavaco Silva - ausente (II, por Lisboa)
6.      Guilherme d’Oliveira Martins - vídeo (II, III, VI, VII, IX, X, XI - por Lisboa)
7.      José Mendes Bota - presente (III, IV, V, VI, VII, X, XI, XII, PE-1989 e PE-1998)
8.      João Barros Madeira - vídeo (IV)
9.      Manuel Gomes Guerreiro, falecido (IV)
10.   Mateus de Brito - omissão (V)
11.  Isilda Martins - presente (VI)
12.  Álvaro Viegas - presente (VI, IX)
13.  Jamila Madeira - ausente (VIII, IX, XI e PE-2004)
14.  Nuno Ramos - impedimento de última hora (VIII)
15.  Mário Patinha Antão - vídeo (VIII, IX)
16.  João Cravinho - presente (X e PE-1989
17.  Joaquim Vairinhos - presente (PE-1999)
18.  Hugo Nunes - presente (X)
19.  Bruno Inácio - novo na AR (XII)