28 abril 2014

Arranca mais uma iniciativa: "Discursos Diretos". Com Pepetela, dia 8

Dia 8 de maio
Na Biblioteca Municipal de Loulé, 21:30
Na Escola Laura Ayres, Quarteira, 14:30

No próximo dia 8 de maio, pelas 21:30, o grande escritor angolano Pepetela abre a ronda de “Discursos Diretos” que, nos próximos meses, vai trazer à Biblioteca Municipal de Loulé alguns dos maiores criadores literários da língua portuguesa. Prémio Camões (1997) e doutor honoris causa pela Universidade do Algarve (2010), Pepetela é autor de vasta obra com larga projeção internacional, iniciada em 1972 com  As Aventuras de Ngunga, Antes da sessão na Biblioteca de Loulé, no mesmo dia 8, pelas 14:30, Pepetela vai estar também em Quarteira, no Auditório da Escola Laura Ayres, num encontro com professores e alunos, em sessão moderada pela Dr.ª Conceição Bernardes, diretora do estabelecimento de ensino e professora de Português de reconhecido prestígio.

O ciclo “Testemunhos Diretos” é promovido pela Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril, que visa fazer uma permanente ponte cultural e cívica entre a Biblioteca e Escolas do Concelho, promovendo sempre a circulação de escritores e ensaístas de referência do Pensamento contemporâneo e da Língua Portuguesa, nesses centros de excelência da cidadania.

Sem dúvida a maior voz da criatividade angolana da atualidade, Pepetela (pseudónimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, nome real do escritor nascido em Benguela, em 1941), é Licenciado em Sociologia, e docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Obras suas como  Mayombe (1980),  O Cão e os Caluandas (1985),  Parábola do Cágado Velho (1997) e  O Quase Fim do Mundo (2008) ou mesmo Contos de Morte (também de 2008), ultrapassam as fronteiras da vivência angolana antes e depois da independência, convertendo-se em metáforas indeléveis do mundo contemporâneo e das suas contradições. Para Pepetela este é o tema inesgotável como atestam as suas obras mais recentes - O Planalto e a Estepe (2009),  A Sul. O Sombreiro (2011) e  O Tímido e as Mulheres (2013).  No final dos “Discursos Diretos” na Biblioteca Municipal de Loulé, Pepeta autografará obras suas para os leitores que o desejarem, estando organizada uma banca de livros, numa parceria com a Livraria Papelnet.

Anuncia-se, entretanto, que Carlos Matos Gomes (o carismático Capitão de Abril que, como romancista, é conhecido também pelo pseudónimo de Carlos Vale Ferraz ) é o próximo convidado de “Discursos Diretos”, e que, a 15 de Maio, reparte as suas intervenções entre a Biblioteca Municipal e a Escola Secundária de Loulé onde será apresentado pela professora-bibliotecária Dr.ª Arlete Santos.