22 abril 2014

Sessão Solene da Assembleia Municipal: Cine-Teatro Louletano (11:00)


40º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

FOGO DE ARTIFÍCIO SIMULTÂNEO EM LOULÉ E QUARTEIRA
ASSINALA O MOMENTO EXATO (00:20:19)
DO LEVANTAMENTO NACIONAL EM ARMAS DAS UNIDADES MILITARES

A Câmara Municipal de Loulé e a Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril no Concelho de Loulé, em parceria com outras entidades, promovem um vasto programa comemorativo para celebrar o 40º aniversário da Revolução dos Cravos.

As celebrações arrancam no dia 24 de abril, a partir das 10h30, com a iniciativa da Escola Secundária de Loulé “A Poesia está na Rua” e que tem por objetivo ligar a Escola à Comunidade. E porque os poetas tiveram também um papel importante na Revolução, um grupo de alunos da Secundária vai levar o colorido das palavras às ruas da cidade, chamando a atenção para algumas das mensagens dos “Poetas de Abril”, como é o caso de Manuel Alegre ou Sophia de Mello Breyner Andresen.

Também no dia 24, pelas 15h00, o Café Calcinha recebe a Tertúlia “Vimos, Ouvimos e Dizemos”, com apresentação de José Ruivinho Brasão e narrativas de Almerinda Coelho, Leonor Joaquim e Maria José Ferreira, num testemunho da cultura oral popular.

Ainda no dia 24 à noite, a partir das 21h30, o Cine-Teatro Louletano recebe o Concerto “As Quatro Estações” de Vivaldi, por João Pedro Cunha e solistas da Orquestra Clássica da Academia de Música de Lagos. A entrada é livre.

Quando forem 00h20’19’’ da madrugada do dia 25, no exato momento em que há 40 anos foi emitida a senha para o Levantamento Nacional em Armas das Unidades Militares em todo o país, dando origem ao derrube da Ditadura, haverá um espetáculo de fogo-de-artifício, em simultâneo, nas cidades de Loulé e Quarteira, e lançamento de morteiros em Almancil.

Já no dia 25, às 9h30, tem início o programa oficial do Município, com o Hastear da Bandeira no edifício dos Paços do Concelho, desfile dos Bombeiros Municipais de Loulé, Banda Filarmónica Artistas de Minerva e Majoretes de Loulé. Às 10h30, neste local, irá atuar o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé.

Pelas 11h00, a Assembleia Municipal reúne em Sessão Solene comemorativa do 25 de Abril, no Cine-Teatro cuja sala se abre aos cidadãos para presenciarem o plenário dos seus Representantes eleitos. (Ler mais na parte final desta Nota)

Às 12h30 é inaugurada a Exposição “Símbolos e Documentos de Abril”, no Convento de Santo António, em Loulé. Esta iniciativa, que decorre até 30 de setembro, conta com o apoio do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, Fundação Mário Soares, Associação 25 de Abril e Museu Militar de Elvas, e contributos de diversas personalidades civis e militares. “Símbolos e Documentos de Abril” avivam a memória. Torna determinantes aqueles que ficaram fora dos textos oficiais, e revela humanos, aqueles que foram colocados no painel deificado da história. A Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril pretende, com esta Exposição, homenagear os 5 mil soldados que estiveram no movimento, os líderes e o Povo, recorrendo a documentos originais, objetos, filmes, fotografias; e com a reconstituição figurativa de alguns espaços determinantes na história do Movimento das Forças Armadas.

Para assinalar o momento, no Pórtico do Convento vai estar inscrita a frase “No arco de Abril roda a Liberdade”, da autoria do poeta Nuno Júdice.

Refira-se que esta Exposição abrirá ao público no final da manhã do dia 26, após a chegada a Loulé da Chaimite símbolo de Abril, que ficará integrada no corpo da exposição. Esta chaimite fará um percurso pelas ruas da cidade - entrada pela Av. Andrade Sousa, Largo de São Francisco, Rua da Barbacã, Praça da República, Avenida José da Costa Mealha, Rua José Afonso e Largo Salgueiro Maia onde será prestada homenagem ao grande Capitão de Abril. No local estará exposto um painel com a imagem desta emblemática figura da Revolução e as bandeiras de todas as freguesias do Concelho de Loulé e da Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

Ainda no dia 25 de abril, pelas 21h00, é apresentado no Cine-Teatro Louletano o filme “A Hora da Liberdade”.

“A Hora da Liberdade” é uma ficção documental produzida pela SIC, em 1999, que retrata os diversos acontecimentos que pautaram a Revolução de 25 de abril de 1974, que restaurou a Democracia em Portugal. É da autoria de Emídio Rangel, Rodrigo Sousa e Castro e Joana Pontes que assegurou, igualmente, a realização. A entrada é livre

Desfiles nas freguesias

Durante toda a amanhã haverá animação de rua nas freguesias do Concelho, pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva (Loulé, Almancil e Quarteira), Associação Satori (Salir) e Majoretes de Loulé (Boliqueime).

Em Quarteira, no Pólo da Biblioteca Municipal, pelas 21h30, Afonso Dias apresenta o Recital de Poesia “Liberdade! Liberdade!”.

Em Alte, o dia 25 de abril é marcado também por diversas iniciativas ligadas ao aniversário da Revolução. Destaca-se desde logo a 16ª Maratona BTT e Passeio da Liberdade, a partir das 10h00, naquela que é uma das mais emblemáticas provas do género que decorrem no país. Entre as 11h00 e as 17h00, na Fonte Pequena, vai estar patente ao público um “Mercadinho de Artesanato e Produtos Regionais”, uma mostra das tradições serranas ao nível do artesanato e da gastronomia. No mesmo local, a tarde será animada pelo grupo Ao Luar Teatro, que apresenta “A Charanga do Pintassilgo.

Também nesta típica aldeia, às 10h00, é inaugurada a Exposição de Fotografia “25 de Abril, Sempre!” e pintura mural “Os Muros não se calam, na Horta das Artes. Neste local, pelas 17h00, realiza-se o debate “1974-2014 – Os nossos Capitães”.

No Ameixial, acontece nos dias 25, 26 e 27 de abril, o Walking Festival – 2º Festival de Caminhadas do Algarve. Serão três dias de percursos pedestres temáticos, corridas de montanha, workshops, animação, música, gastronomia, conversas, descoberta e convívio, em plena Serra do Caldeirão.

Em Almancil, vai ter lugar no dia 25, pelas 10h00, a pintura de uma tela alusiva à efeméride, seguindo-se o hastear da Bandeira e a inauguração da obra de requalificação da Rua 25 de Abril. A Associação Olhos da Juventude, membro da Comissão Concelhia, realiza pelas 14h30, no Jardim das Comunidades, a construção de um "Cravo Humano". Nesta freguesia destaca-se ainda, no sábado, dia 26, o IV Torneio da Liberdade, no Estádio de Futebol (das 9h00 às 19h30), a apresentação e lançamento do livro “Recolha e Reminiscência da Revolução”, a Exposição de Pintura alusiva aos 40 anos do 25 de Abril, de Manuel Hilário de Oliveira e a visualização dos esboços de mural e escultura, que serão inauguradas no próximo mês de agosto.

Refira-se que este conjunto de iniciativas pretendem não só assinalar e recordar esta efeméride mas, fundamentalmente, promover junto dos mais novos, de forma pedagógica, os valores fundamentais daquele que foi um dos mais importantes e decisivos momentos históricos do nosso país.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL:
SESSÃO SOLENE NO CINE-TEATRO LOULETANO
COM PRESENÇA E INTERVENÇÃO DO GENERAL FRANCO CHARAIS

A Sessão Solene comemorativa da Assembleia Municipal para assinalar os 40 anos do 25 de Abril, realiza-se pelas 11h00, no Cine-Teatro Louletano. O General Manuel Franco Charais, da Associação 25 de Abril, é a personalidade convidada desta sessão. Militar de Abril, Franco Charais colaborou na redação do programa do Movimento das Forças Armadas e, entre 1974 e 1982, integrou a Comissão Coordenadora do MFA, Conselho de Estado, Conselho de Revolução e comandou a Região Militar do Centro. Tenente-general reformado do Exército Português, desempenhou missões militares em Portugal Continental, Açores, Madeira, Angola e Moçambique.