03 abril 2014

Fotografias, pintura e instalação. Dão que pensar

Nesta sexta-feira (dia 4), três iniciativas no quadro das Comemorações:

Álvaro Tavares
Pelas 19:00 – Abertura da exposição de fotografia “Momentos de Abril” na Galeria do Convento do Espírito Santo. Fotografia com letra maiúscula. O essencial das reportagens fotográficas de Álvaro Tavares e José Tavares, dois tão grandes quaanto discretos fotojornalistas do saudoso e emblemático jornal “República”, que fixaram para sempre os momentos decisivos do 25 de Abril, dos militares ao povo. As fotografias pertencem ao acervo da Associação 25 de Abril, parceira da Comissão Concelhia. A exposição vai estar patente na Galeria do Convento do Espírito Santo, até 10 de maio.

Às 21:30 – Na antiga Casa do Pombal, a exposição "S.O.S Portugal", de Élsio Menau (desenho, pintura, instalação, fotografia e vídeo), iniciativa da Casa da Cultura de Loulé, no quadro das Comemorações. Na Casa do Pombal onde está sedeado o Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé (CECAL).

Também pelas 21:30 – A exposição “Abril”, pintura de João Espada, igualmente na Casa do Pombal. Na abertura desta exposição, ocorre o momento musical “Sons de Abril” com Luís Galrito, acompanhado por António Hilário, e ainda um sketch teatral pelo Teatro Análise de Loulé. Mais uma iniciativa da imparável Casa da Cultura de Loulé, inserida na programação da Comissão Concelhia.

E aqui fica uma simbologia dos tempos que passam, criada por Élsio Menau. Dá que pensar.