27 maio 2014

Filósofo José Gil em Loulé (Salão Nobre), quinta-feira (29), 21:00.
A coragem de falar sobre dois medos: o de existir e o de não existir

Figura marcante do pensamento português, em Loulé, para aula a não perder
Nesta quinta-feira (29, pelas 21:00, o filósofo e pensador José Gil, quatro anos depois de ter dado a “última aula” na sua universidade, está no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé, para prosseguir a lição preferida - Portugal e os Portugueses no centro da reflexão. Ninguém melhor para o apresentar que a Professora Doutora Adriana Nogueira, da Universidade do Algarve.

Dez anos depois da publicação do seu livro mais emblemático, com a afirmação em título, “Portugal, hoje – O medo de existir”, José Gil vem a Loulé lançar uma interrogação contrária: “O medo de não existir?” A polémica e o amplo debate crítico que José Gil instalou no País, em 2004, cujo rescaldo levou o autorizado Le Nouvel Observateur a integrar o filósofo português no grupo dos “25 grandes pensadores do mundo”, por certo, vai ser atualizado com a próxima aula que o filósofo vem dar a Loulé, a coincidir com o Dia do Município.

José Gil vem a Loulé como interveniente no ciclo de conferências “Antes e Depois para Amanhã” que. até final de dezembro, integra a série “Horizontes do Futuro”.

José Gil nasceu em Maputo (antiga Lourenço Marques), em 1939, concluiu licenciatura em Filosofia na Universidade da Sorbonne em 1968, no ano seguinte fez o mestrado com uma tese sobre a moral de Kant, e, em 1982, concluiu o doutoramento com a tese Corpo, Espaço e Poder (editada em 1988). Antes, em 1981, fixara-se definitivamente em Portugal, leccionando na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, ao mesmo tempo que repartia docência por Paris (Colégio Internacional de Filosofia), Amesterdão e São Paulo.

Antes de, em 2004, surgir como autor de Portugal, Hoje. O Medo de Existir, a sua primeira obra escrita diretamente em português, que rapidamente se tornou numa referência do pensamento, José Gil já tinha publicado diversas obras, sobre temas tão diversos como Salazar (em "Salazar: a Retórica da Invisibilidade"), Fernando Pessoa, a Córsega, o corpo ou O Principezinho, de Saint-Exupéry.

Afirmou José Gil, sobre Portugal: “Sabemos que vamos morrer, mas não acreditamos. A Europa é a mesma coisa”. Quanto à enigmática pergunta - “O medo de não existir?” – ouvir-se-á a resposta do filósofo na sua próxima lição em Loulé.

Refira-se que esta conferência é promovida conjuntamente pela Câmara Municipal de Loulé e pela Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, inserindo-se no vasto programa comemorativo que decorre ao longo do presente ano.