18 maio 2014

Jornais online do Algarve: quantos?

A Comissão Concelhia convidou para o painel inaugural de “A Comunicação por cá” os diretores de cinco jornais online (SuInformação, Jornal do Algarve, Barlavento, Postal do Algarve e DiárioOline) e ainda o editor de uma página electrónica informativa (PlanetAlgarve). Houve um reparo pertinente: o de que no Algarve haverá mais jornais online, designadamente Terra Ruiva, Folha do Domingo e Jornal de Monchique, a que se deveria juntar também Algarve Primeiro, todos estes não convidados. Mas também houve um critério: o de o convite ser dirigido a jornais online com pauta profissional, ou seja, com direção e redação integrando elementos com Carteira Profissional de Jornalista, com estatuto editorial e inscritos no registo oficial da ERCS, e, que não sejam jornais confessionais ou de expressa dependência partidária.

Pelo que foi apurado, Terra Ruiva (Jornal do Concelho de Silves) e Jornal de Monchique são páginas electrónicas alojadas no Portal da Imprensa Regional do Gabinete para os Meios de Comunicação Social, não sendo portanto sites autónomos. Neste mesmo portal, relativamente ao Algarve, estão igualmente alojadas páginas dos jornais Carteia (inativo desde 2 de fevereiro), O Algarve (desativado) e A Voz de Loulé (inativo desde 15 de fevereiro de 2013, sendo, pelo conhecimento geral, a página deste periódico substituída por site autónomo remetendo para edição digital por assinatura). Ainda no mesmo portal estão alojadas também páginas com a indicação de “em manutenção”, do Postal do Algarve e do Jornal do Algarve, publicações estas que, entretanto, avançaram para a edição dos respetivos jornais online.

Quanto a Folha do Domingo, que publica também uma edição online, apresenta-se como “Jornal regional generalista especializado em informação religiosa da Diocese do Algarve”, como subjaz do respetivo estatuto editorial e da sua estrutura societária que explicita tal como o registo oficial. O diretor desta publicação, Samuel Mendonça, tem carteira profissional de jornalista.

Terra Ruiva (Jornal do Concelho de Silves) refere expressamente registo no ex-Instituto de Comunicação Social, mas não indica na respetiva ficha técnica qualquer seu elemento detentor de carteira profissional, o mesmo ocorrendo com Jornal de Monchique.

Finalmente, Algarve Primeiro, não apresenta ficha técnica nem elementos de vinculação profissional jornalística.

Respeitamos as opções de todos. Muito gostaríamos de promover, por exemplo, um debate audacioso sobre “O papel dos jornais confessionais na sociedade de hoje”, ou mesmo sobre “As fronteiras entre publicidade e informação”. Mas esse não foi o nosso objetivo o qual se cingiu apenas e modestamente ao levantamento dos problemas e soluções preconizadas para os jornais online com pauta profissional jornalística. Nada mais e foi o que aconteceu. Quanto aos blogues informativos, onde se pode destacar AlgarveCentral.net entre outros, esse é um tema que terá o seu lugar. Demos tempo ao tempo.