13 julho 2014

Sampaio, na próxima sexta-feira (18), pelas 20:45, no Cine-Teatro Louletano

Jorge Sampaiodia 18 de julho (20:45), está em Loulé, no Cine-Teatro Louletano, a coincidir com o Dia Internacional Nelson Mandela. Depois de Ramalho Eanes e de Mário Soares, Jorge Sampaio encerra o primeiro ciclo de "Grandes Testemunhos", sessões com os ex-Presidentes da República. Jorge Sampaio será apresentado pelo Reitor do Instituto Universitário D. Afonso III, Prof. Doutor Ventura Mello Sampayo. Após a intervenção do ex-Presidente, o debate aberto ao público será moderado pelo presidente da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, eng. Luís Guerreiro. No final, será entregue a Jorge Sampaio o fac-simile da Ata de Vereação Municipal de 12 de dezembro de 1384, a mais antiga do País e que coloca Loulé como referência incontornável do Poder e da Democracia Local em Portugal.

Na sessão, está prevista a presença de representantes das muitas nacionalidades radicados no Concelho, breves atuações do jovem  acordeonista (orquestra) João Palma e um duo executante de um espiritual negro, como homenagem de Loulé a Nelson Mandela.

Depois de dois mandatos como Presidente da República, Jorge Sampaio foi designado, em maio de 2006, Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Luta contra a Tuberculose, e, em abril de 2007, foi nomeado, pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Alto Representante para a Aliança das Civilizações. No ano passado, Jorge Sampaio fundou a Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, em parceria com o Conselho da Europa, Liga Árabe, Instituto Internacional de Educação, União para o Mediterrâneo, e vários governos nacionais.

Numa segunda fase, o ciclo "Grandes Testemunhos" retoma em outubro com a presença dos ex-presidentes da Câmara Municipal de Loulé, encerrando em novembro com um painel integrando os deputados louletanos eleitos para a Assembleia da República e Parlamento Europeu, ambas as sessões igualmente abertas a perguntas do público.