29 outubro 2014

Nesta quinta-feira, dia 30 (Salão Nobre, 21:30), conferência de José Reis: "Para que serve um País Pobre?"


Nesta quinta-feira, dia 30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, (21:30), o economista José Reis está em Loulé para uma conferência-debate intitulada "Para Que Serve um País Pobre? - Economia e Política da Inquietação". A conferência integra-se na série "Horizontes do Futuro" integrada no ciclo "Antes e Depois. Para Amanhã". José Reis é apresentado pelo Dr. Calçada Correia, também economista, e o debate é moderado pela Dr.ª Fernanda Martins, geógrafa e Coordenadora do Projecto “A Empresa” na Escola Secundária de Loulé.

José Reis é um dos mais brilhantes analistas e críticos da atual situação portuguesa. Autor de vasta obra publicada, é referência incontornável do debate público. É Director e Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), onde integra o Núcleo de Estudos Ciência, Economia e Sociedade. É doutorado em Economia pela Universidade de Coimbra, onde também prestou provas de agregação na mesma área.

Os seus temas de investigação em economia compreendem três áreas principais: Economia dos Territórios, Institucionalismo, Estado e Governação e Economia Portuguesa. A perspectiva comum que atravessa estes temas procura dar relevo ao papel das instituições nas configurações económicas, políticas e sociais e nos comportamentos dos actores colectivos e, consequentemente, privilegia a percepção da diferenciação e da variedade, por oposição a uma visão que se limite a analisar a reprodução dos princípios hegemónicos presentes nas sociedades contemporâneas. Neste quadro, a análise territorial e das dinâmicas espaciais foi sempre o campo empírico e problemático que privilegiou.

Ultimamente tem dado especial atenção às políticas territoriais. Complexidade, diferenciação e variedade, estruturas institucionais, territórios e proximidade são, pois, algumas das palavras-chave.

Os trabalhos publicados estão disponíveis em livros e em revistas, destacando-se entre estas a Revista Crítica de Ciências Sociais (da qual foi membro do Conselho de Redacção) e Notas Económicas - Revista da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (de que foi fundador e Director). Recentemente publicou Ensaios de Economia Impura (Coimbra, Almedina, 2007 e 2009) onde desenvolveu o seu programa de investigação de raiz institucionalista. No domínio das políticas públicas tem dado espacial atenção às políticas para o território.

É coordenador do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação (CES e FEUC), encarregando-se do Seminário Governação, Instituições e Políticas Públicas.

Do seu Curriculum Vitae faz parte ter sido Secretário de Estado do Ensino Superior (1999-2001), Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro (1996-1999), Presidente do Conselho Científico da FEUC (1992-1994 e 2002-2004) e foi candidato a Reitor da Universidade de Coimbra (2003) com o programa Um Outro Futuro para a Universidade de Coimbra.