15 novembro 2014

Exposição fotográfica de Eduardo Gageiro até 15 de dezembro (Biblioteca)


Grande exposição fotográfica, em Loulé, com obras de Eduardo Gageiro, até 15 de dezembro. A exposição está patente na Biblioteca Sophia. Meia centena de obras integram o acervo exposto, em grande parte com base no álbum "Silêncios", para o qual a escritora Lídia Jorge destinou um texto antológico.

O álbum "Silêncios" é um testemunho, repleto de respeito do artista pelo ser humano, nomeadamente na sua necessidade de se recolher em si próprio, quiçá no que nele existe de mais secreto e mais profundo.

Eduardo Gageiro nasceu em Sacavém, a 16 de fevereiro de 1935. Empregado de escritório na Fábrica de Loiça de Sacavém de 1947 a 1957, conviveu diariamente com pintores, escultores e operários fabris, que o influenciam na sua decisão de fazer fotojornalismo. Com 12 anos publica no Diário de Notícias, com honras de primeira página, a sua primeira fotografia. Começa a sua atividade de repórter fotográfico no Diário Ilustrado em 1957.

Foi fotógrafo do Diário Ilustrado, O Século Ilustrado, Eva, Almanaque, Match Magazine, editor da revista Sábado, Associated Press (Portugal), Companhia Nacional de Bailado, da Assembleia da República e da Presidência da República. Trabalhou, nomeadamente, para a Deustche Gramophone - Alemanha, Yamaha - Japão e para a Cartier. Atualmente é freelancer.

É membro de honra do Fotokluba Riga (ex-URSS), Fotoclube Natron (ex-Jugoslávia), Osterreichisdhe Fur Photographie, O.G.Ph Viena (Áustria), Gold Year de Honra (Novi Sad, ex-Jugoslávia) e Excellence F.I.A.P. (Fédération Internationale de l’art Photographique - Berna, Suíça). No II Congresso Internacional de Repórteres Fotográficos, realizado em S. Paulo, Brasil, em 1966, foi nomeado vice-presidente.

Gageiro é Mestre Fotógrafo Honorário da Associação de Fotógrafos Profissionais – 2009, Cavaleiro da Ordem de Leopoldo II – Bélgica e Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Foi condecorado com os mais diversos prémios mundiais na área da fotografia. Participou em exposições coletivas e individuais em diversos pontos do globo.